Se a primeira coisa que você faz quando acorda é arrumar a cama para começar o dia com o pé direito na organização, provavelmente você estranhará saber que este hábito não é saudável para a saúde. O ideal é esperar no mínimo 1 hora depois que nos levantamos para, então, organizá-la. Por que esperar?

O corpo perde cerca de 2 litros de água diariamente, boa parte dela quando estamos dormindo, devido à transpiração. O colchão absorve esse líquido; portanto, fica úmido. Se arrumamos a cama logo que nos levantamos, a umidade permanece, facilitando, assim, a presença dos ácaros.

Menos ácaros

Outro ponto importante: um terço do peso do nosso corpo é formado por ácaros vivos e mortos, como também pelas fezes deles. Para se ter uma ideia, um colchão (solteiro) com sete anos de uso pode acumular na sua estrutura cerca de 10 milhões de ácaros; por isso, é preciso forrar o colchão, mas não com um protetor de elástico, e, sim, com um de zíper.

O mito do sol

Já o travesseiro, é recomendável trocá-lo a cada 2 anos. Durante esse período, é preciso forrá-lo com uma capa que seja impermeável por dentro, e, por fora, de algodão, que deve ser trocada uma vez por semana.

Outro erro comum: a maioria de nós coloca o colchão e o travesseiro sob o sol, o que promove o aquecimento na parte interna, aumentando o número de ácaros.

O melhor a fazer: em vez de deixar diretamente no sol, coloque-o na sombra apenas para ventilação. O lençol deve ser trocado no mínimo uma vez por semana.

Adotar essas dicas, com certeza, fará diferença no dia a dia, principalmente para aqueles que sofrem de rinite, asma etc.

 

 

Referência: Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria)