O primeiro passo para arrumar a casa, a especialista em organização pessoal Marie Kondo, é organizar e harmonizar os próprios pensamentos. O passo seguinte é transferir e distribuir essa “estrutura mental” para os ambientes da casa. Para isso, a especialista recomenda que a organização não seja feita a partir do espaço, e sim dos pertences que estão dispostos pelos cômodos da residência.

Organizando por categoria

A dica de Kondo é iniciar a organização pelas categorias mais fáceis, como a de documentos, livros e roupas.

Documentos

A maioria dos documentos deve ficar guardada pelo período de cinco anos; apenas um ou outro com prazo de precaução de 10 anos. Desse modo, é possível diminuir a quantidade de papel acumulado nas gavetas, pastas ou caixas, atualizando esses dados com documentos que realmente tenham a necessidade de ser arquivados. O que não for mais necessário, encaminhe para a reciclagem.

Roupas

Organize as roupas por subcategorias, disponibilizando no guarda-roupas um espaço para cada peça específica, o que torna fácil a visualização para a escolha do traje a ser usado. O que não for mais usar, e ainda estiver em boas condições de uso, doe.

Objetos

Se você tem muitos objetos com valor sentimental – como cartões, fotos, livros etc. – é aconselhável que essa categoria fique por último na sua organização. Marie recomenda, para uma organização eficaz desses objetos, que você guarde apenas os que lhe tragam lembranças e sentimentos bons.