Movimentar o corpo nas atividades diária de limpeza, desde que realizadas com segurança, pode contribuir para a saúde, perda de calorias e fortalecimento dos músculos. Segundo pesquisa da Universidade de Boston, limpar a casa pode trazer benefícios para a saúde semelhantes à prática de exercícios realizados na academia. Os resultados, entretanto, dependem da postura correta, pois a perda de caloria está ligada à movimentação do corpo e não apenas aos exercícios físicos.

Benefícios com apenas 30 minutos de limpeza

- 90 calorias – Varrer, esfregar ou passar aspirador de pó contribuem com a perda de 90 calorias e fortalecem músculos como o peitoral, incluindo a clavícula, que auxilia na elevação dos braços.

- 75 calorias – Limpar pia, fogão e lavar louça resultam na perda de 75 calorias, estimulam e fortalecem o antebraço.

- 69 calorias – Passar roupa equivale a perda de 69 calorias e estimula músculos como bíceps, tríceps, e oferece estabilidade ao tronco, contribuindo para a melhoria da postura.

- 75 calorias – Arrumar cama, armários, tirar pó dos móveis e limpar paredes equivalem a perda de 75 calorias, estimula os músculos superiores e inferiores, e auxilia na estabilização da coluna.